sábado, 14 de abril de 2012

Equilíbrio - XXIII (Sergito de Souza Cavalcanti)



Equilíbrio - XXIII (Sergito de Souza Cavalcanti)


Procure manter o equilíbrio. Sua saúde, depende do equilíbrio e serenidade de sua mente.

Evite aborrecimentos, brigas e contendas que desestruture seu íntimo trazendo-lhe dor, infelicidade e doença.

Se quiser, nenhum problema, situação desagradável, ou pessoa serão capazes de roubar sua paz interior.

Não se impressione demasiadamente com o que as pessoas dizem a seu respeito.

Liberte-se da opinião dos outros como referencial de seu próprio valor. O valor não pode se medido com base no que as outras pessoas pensam de você. Não se torne pior nem melhor do que realmente é, pelo fato de alguém falar bem ou mal de você.

Siga a conduta ditada por sua consciência e não perca seu equilíbrio pela inveja, maldade ou calúnia arremessada contra sua pessoa.

Somente aqueles que conservam a serenidade em meio a ignorância, incompreensão e o tumulto da vida moderna conseguem manter-se saudáveis.

Caminhe em frente, alegre e certo de que haverá de vencer, por maiores que sejam as dificuldades do caminho. E nunca esqueça de que sua vitória depende de você. Se perseverar no bem, amando e servindo a todos, perdoando e lutando por sua reforma, e por aqueles que hoje lhe criticam, amanhã com certeza estarão lhe aplaudindo.

A felicidade que almeja não está fora de você. É necessário que a busque dentro de si mesmo, pois a felicidade é Deus, e Deus habita em nós.



O Significado do Sofrimento - XV (Sergito de Souza Cavalcanti)



O Significado do Sofrimento - XV (Sergito de Souza Cavalcanti)


Seja forte e corajoso. Não se deixe vencer pela dor, pelas dificuldades, pela doença. Procure entender o significado dos seus sofrimentos. Nunca se esqueça que é filho de Deus e Ele não desampara nenhum de seus filhos.

Nossas dores, nossos tropeços, erros e problemas, no fundo são os maiores agentes de nosso progresso. São testes que a Divina Providência coloca em nosso caminho para aquilatar nossa capacidade de paciência e resignação.

Bendiga, suas dificuldades. Através delas, aprendemos, esclarecemos e aumentamos nossa fé em Deus.

Ninguém progride sem luta, sem sofrimento, sem resignação.

O sofrimento é útil, bendito um elemento absolutamente necessário para nossa evolução. Se não existisse a dor, nosso progresso seria infinitamente mais lento.

Francisco de Assis sempre se referia a dor como sua irmãzinha querida, porque sabia do seu poder e utilidade. Paulo de Tarso sempre se referia em suas cartas aos aguilhões que o machucavam e o faziam sofrer, mas como Francisco de Assis entendia sua dor, e podia dizer inspirado: “Transbordo de júbilo no meio de todas as minhas atribulações” (II Co. 7:4)

Somos os comandantes de nossas vidas, por isso Deus nos dotou do livre arbítrio e nossa evolução é uma conquista. A dor faz parte do processo de crescimento.

Nossos erros, dificuldades, dores e provações não são eternas, mas passageiras. Eterna será, com certeza, a felicidade que nos aguarda.


Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/sandalo/sandalo-15.html

quarta-feira, 4 de abril de 2012

As Duas Tristezas (Emmanuel | Chico Xavier)



As Duas Tristezas


Há, sim, a tristeza construtiva, aquela que nos impulsiona para a Vida Superior, encaminhando-nos para o trabalho da melhoria íntima, perante a sede de ascensão espiritual.

Existe, porém, a outra, a tristeza destrutiva que se traja de luto, por dentro do coração, todos os dias, espalhando desânimo e pessimismo onde passa.

Observa a ti mesmo, a fim de que te imunizes contra semelhante doença da alma.


Estamos afastando de nós mesmos os melhores amigos, através da amargura e ressentimento que destilamos com nossas palavras:

Toda vez que comentamos nossos problemas, exagerando-lhes o tamanho ou dramatizando as dificuldades que nos chegam à existência.

Sempre que tomamos o tempo alheio a fim de recordar sofrimentos passados que a Providência Divina já mandou apagar, em nosso benefício, com a esponja do tempo.

E na generalidade dos casos em que nos pusermos a lamentar dissidências e desacordos, contendas e mágoas.


Emmanuel / Médium Chico XavierLivro: Coragem (extrato) - Ed. CEC