quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Por que os cães vivem menos que os humanos





Por que os cães vivem menos que os humanos



Sou veterinário e fui chamado para examinar um cão da raça Wolfhound Irlandês, chamado Belker.

Os proprietários do animal, Ron, sua esposa Lisa e seu filho Shane eram muito ligados a Belker e esperavam por um milagre.

Examinei Belker e descobri que estava morrendo de câncer. Disse à família que não haveria um milagre e me ofereci para fazer a eutanásia.

Enquanto fazíamos os arranjos , Ron e Lisa me contaram que pensavam se não seria bom deixar Shane, de quatro anos de idade, observar os procedimento. Achavam que ele poderia aprender algo com a experiência.

No dia seguinte senti o familiar aperto na garganta enquanto a família rodeava Belker. Shane parecia calmo, acariciando-o pela última vez, que achei que estava entendendo o que estava

Dentro de poucos minutos Belker foi-se pacíficamente. O garotinho parecia aceitar a transição sem dificuldade.

Sentamo-nos logo após a morte de Belker, pensando alto sobre o triste fato das vidas dos animais serem mais curtas que a dos seres humanos.

Shane, que tinha ouvido tudo, calmamente disse:

- Eu sei porquê.

Abismados, voltamo-nos paa ele. O que saiu de sua boca assombrou-me. Ele disse:

- As pessoas nascem para que possam aprender a ter uma vida boa, amar todo mundo, todo o tempo. Serem boas, certo? Bem, os cães já nascem sabendo como fazer isso, portanto não precisam ficar aqui tanto tempo como os seres humanos."

Nenhum comentário: