quinta-feira, 3 de maio de 2012

Por que Espiritismo? (Chico Xavier / Emmanuel)



Por que Espiritismo?

“Todas as religiões são parcelas da verdade. Todas as religiões – caminhos para Deus – são bênçãos e luzes da Humanidade e para a Humanidade. Então - indagar-se-á - por que o Espiritismo?

Tentemos esclarecer, porém, que as religiões tradicionais, embora veneráveis, jazem comprometidas com preconceitos de dogmas que, até certo ponto, lhes são necessários à função e à estrutura. No âmbito delas, a criatura se satisfaz, até que a indagação lhe exija vôos para além das constrições impostas pela autoridade humana ou até que a dor lhe estilhace o envoltório de crenças úteis, mas superficiais, no qual se acomoda à estreiteza de vistas.

Desde o século XIX, a ciência experimental e filosofia especulativa partiram para novos empreendimentos, multiplicando descobertas e invenções que mudaram completamente a face externa dos povos. Entretanto, por outro lado, o sofrimento e a morte continuam os mesmos.

Impõe-se demonstrar ao homem que todos os avanços de que dispõe para senhorear a natureza exterior, não o exoneram do autoconhecimento. Para conhecer-nos, porém, com o devido proveito, necessitamos de religião que nos integre na responsabilidade de viver e de agir, porquanto, sem religião, o homem não passa da condição de animal aperfeiçoado, impelido a cair no mesmo nível dos animais inferiores.

A Doutrina Espírita é aquele Consolador prometido às criaturas pelo Divino Mestre, consagrado a explicar-lhes, em momento oportuno, as verdades eternas; e, pelas verdades eternas que o Espiritismo nos descortina, sabemos positivamente que não há morte e que a Justiça da Vida funciona acima de tudo, na consciência de cada um. Deus é amor. A vida é imperecível. O espírito é imortal. A Terra é um dos múltiplos lares da imensidade cósmica.
A Humanidade é uma só família. Cada criatura é responsável por si e cada um de nós é artífice do próprio destino. Devemos a nós mesmos o bem ou o mal, a vitória ou a derrota que nos assinalem os dias.

Temos, assim, na Doutrina Espírita, Religião da Sabedoria do Amor, vigente em quaisquer plagas do Universo, a estabelecer o nosso reencontro com o Evangelho de Jesus.

De posse dela, qualquer de nós está habilitado a acertar, regenerar, construir, melhorar e aperfeiçoar com o bem, onde, como e quando quiser.

No portal da luz da Nova Revelação, estamos defrontados pela presença renovadora de Cristo de Deus.

Sigamos, adiante, com Ele e, segundo a promessa d’Ele próprio, o amor guiar-nos-á para a luz e a verdade nos fará livres.”


(Página recebida pelo médium Francisco Cândido Xavier. Espírito Emmanuel. Oferta do Grupo Espírita “Os Mensageiros”, fundado por José Gonçalves Pereira, em 1953. Distribuição gratuita. São Paulo – Cx. Postal 522 – CEP 01059)

Tempo Perdido (André Luiz)


“A questão mais aflitiva para o espírito no Além é a consciência do tempo perdido."

(André Luiz)

É natural que consideres teu problema qual espinho terrível (Chico Xavier / Emmanuel)




"É natural que consideres teu problema qual espinho terrível.
É justo que reconheças tua prova por agonia do coração.
Ergues súplice olhar, no silêncio da prece, e relacionas mecanicamente aqueles que que te feriram.
É como se converssasses intimamente com Deus, apresentando-lhe vasto balanço de amarguras e queixas.
E o supremo Senhor cuidará realmente de ti, alentando-te o passo...entretanto, é preciso não esquecer que ele cuidará igualmente dos outros."

(Emmanuel/Chico Xavier)

Em qualquer dificuldade, não nos esqueçamos da oração (Chico Xavier)


"Em qualquer dificuldade, não nos esqueçamos da oração... Elevamos o pensamento a Deus, procurando sintonia com os espíritos bons."

(Chico Xavier)

sábado, 14 de abril de 2012

Equilíbrio - XXIII (Sergito de Souza Cavalcanti)



Equilíbrio - XXIII (Sergito de Souza Cavalcanti)


Procure manter o equilíbrio. Sua saúde, depende do equilíbrio e serenidade de sua mente.

Evite aborrecimentos, brigas e contendas que desestruture seu íntimo trazendo-lhe dor, infelicidade e doença.

Se quiser, nenhum problema, situação desagradável, ou pessoa serão capazes de roubar sua paz interior.

Não se impressione demasiadamente com o que as pessoas dizem a seu respeito.

Liberte-se da opinião dos outros como referencial de seu próprio valor. O valor não pode se medido com base no que as outras pessoas pensam de você. Não se torne pior nem melhor do que realmente é, pelo fato de alguém falar bem ou mal de você.

Siga a conduta ditada por sua consciência e não perca seu equilíbrio pela inveja, maldade ou calúnia arremessada contra sua pessoa.

Somente aqueles que conservam a serenidade em meio a ignorância, incompreensão e o tumulto da vida moderna conseguem manter-se saudáveis.

Caminhe em frente, alegre e certo de que haverá de vencer, por maiores que sejam as dificuldades do caminho. E nunca esqueça de que sua vitória depende de você. Se perseverar no bem, amando e servindo a todos, perdoando e lutando por sua reforma, e por aqueles que hoje lhe criticam, amanhã com certeza estarão lhe aplaudindo.

A felicidade que almeja não está fora de você. É necessário que a busque dentro de si mesmo, pois a felicidade é Deus, e Deus habita em nós.



O Significado do Sofrimento - XV (Sergito de Souza Cavalcanti)



O Significado do Sofrimento - XV (Sergito de Souza Cavalcanti)


Seja forte e corajoso. Não se deixe vencer pela dor, pelas dificuldades, pela doença. Procure entender o significado dos seus sofrimentos. Nunca se esqueça que é filho de Deus e Ele não desampara nenhum de seus filhos.

Nossas dores, nossos tropeços, erros e problemas, no fundo são os maiores agentes de nosso progresso. São testes que a Divina Providência coloca em nosso caminho para aquilatar nossa capacidade de paciência e resignação.

Bendiga, suas dificuldades. Através delas, aprendemos, esclarecemos e aumentamos nossa fé em Deus.

Ninguém progride sem luta, sem sofrimento, sem resignação.

O sofrimento é útil, bendito um elemento absolutamente necessário para nossa evolução. Se não existisse a dor, nosso progresso seria infinitamente mais lento.

Francisco de Assis sempre se referia a dor como sua irmãzinha querida, porque sabia do seu poder e utilidade. Paulo de Tarso sempre se referia em suas cartas aos aguilhões que o machucavam e o faziam sofrer, mas como Francisco de Assis entendia sua dor, e podia dizer inspirado: “Transbordo de júbilo no meio de todas as minhas atribulações” (II Co. 7:4)

Somos os comandantes de nossas vidas, por isso Deus nos dotou do livre arbítrio e nossa evolução é uma conquista. A dor faz parte do processo de crescimento.

Nossos erros, dificuldades, dores e provações não são eternas, mas passageiras. Eterna será, com certeza, a felicidade que nos aguarda.


Fonte: http://www.espirito.org.br/portal/publicacoes/sandalo/sandalo-15.html

quarta-feira, 4 de abril de 2012

As Duas Tristezas (Emmanuel | Chico Xavier)



As Duas Tristezas


Há, sim, a tristeza construtiva, aquela que nos impulsiona para a Vida Superior, encaminhando-nos para o trabalho da melhoria íntima, perante a sede de ascensão espiritual.

Existe, porém, a outra, a tristeza destrutiva que se traja de luto, por dentro do coração, todos os dias, espalhando desânimo e pessimismo onde passa.

Observa a ti mesmo, a fim de que te imunizes contra semelhante doença da alma.


Estamos afastando de nós mesmos os melhores amigos, através da amargura e ressentimento que destilamos com nossas palavras:

Toda vez que comentamos nossos problemas, exagerando-lhes o tamanho ou dramatizando as dificuldades que nos chegam à existência.

Sempre que tomamos o tempo alheio a fim de recordar sofrimentos passados que a Providência Divina já mandou apagar, em nosso benefício, com a esponja do tempo.

E na generalidade dos casos em que nos pusermos a lamentar dissidências e desacordos, contendas e mágoas.


Emmanuel / Médium Chico XavierLivro: Coragem (extrato) - Ed. CEC