sábado, 12 de novembro de 2011

Dar sem Humilhar - XII (Sergito de Souza Cavalcanti)




Dar sem Humilhar - XII (Sergito de Souza Cavalcanti)



Esteja sempre pronto a amparar e socorrer a todos que cruzarem seu caminho. Você não sabe o futuro que lhe espera e pode ser que um dia necessite também de uma mão amiga para lhe socorrer.

Seja sempre misericordioso e não se esqueça que na terra de uma maneira ou de outra, todos nós somos necessitados, e não há também quem não esteja em condições de ajudar.

Ajude pois, doando não apenas o pão, a moeda, a vestimenta, mas também, o sorriso amigo, a palavra, o abraço ou até mesmo um bom pensamento.

Esteja sempre receptivo a doar não apenas bens materiais, mas sobretudo, os do coração.

Nossa carência é mais de afeto do que de pão.

Jesus nos ensinou que: “É mais bem aventurado dar do que receber”, (At 20:35) e nos recomendou: “dar a quem nos pedir.” (Mt 5:42)

Tenha cuidado com a maneira que doa para não humilhar a quem recebe. A esmola pode ter em seu bojo algo que deprime o pedinte.

Muitas vezes ao propagarmos um benefício concedido a um irmão carente, estamos envergonhando-o e diminuindo-o.

Embora os cristãos devam ser vistos praticando boas obras, eles não devem fazer boas obras com o objetivo de serem vistos.

Não alardeie o benefício que conceder a seu irmão, pois se assim o proceder, não deverá esperar nada de Deus. Com efeito, aquele que procura a sua glorificação na terra pelo bem que fez, já pagou a si mesmo.

“Ao dares esmola ignore a tua mão esquerda o que faz a direita.” (Mt 6:3)

A verdadeira beneficência é modesta e branda; socorre sem humilhar e ampara sem ferir a dignidade de quem recebe.

Beneficie seu irmão, mas nunca deixe vestígios que possam ostentar sua caridade.


Nenhum comentário: